Anish Kapoor

por Juliana Andrade (revista TABU 2007)

Inconfundível por seu estilo e por suas instigantes obras de arte, o escultor Anish Kapoor é considerado um dos escultores britânicos que melhor exploram novos estilos de arte. Mas Anish não nasceu na Inglaterra. Indiano, nascido em Bombaim em 1954, após ter sido aluno da prestigiada faculdade Doon School Anish mudou-se para a capital inglesa em 1972.
As obras de Kapoor se diferenciam da arte tradicional oriental e ocidental que baseiam-se muito em símbolos, o que não pode ser percebido em suas esculturas. Geralmente monocromáticas, são formas simples, curvas e atraentes que prendem a atenção do público com suas cavidades escuras e seus jogos de reflexão. Seu gosto pelas cores vivas vem dos brilhantes pigmentos dos mercados e templos indianos. Com suas aberturas e formas cavadas, Kapoor trabalha com os opostos como o claro e o escuro, a luz e a escudidão, o visível e o invisível. Internacionalmente conhecido desde a década de 80, Anish já expôs seu trabalho em diversos países e invariavelmente suas esculturas atraem e seduzem o público. Kapoor foi o representante da Grã Bretanha na Bienal de Veneza em 1990, onde recebeu um dos diversos prêmios que já lhe foram concedidos como o Turner Prize – prêmio britânico de artes visuais. Em suas obras mais recentes, o escultor trabalhou com gigantescos espelhos de aço. De uma maneira impressionante, ele usou a reflexão para criar esculturas que surpreenderam e intrigaram, como a Cloud Gate. Uma elipse de aço-inoxidável de 110 toneladas que em 2004 ficou exposta no Millennium Park em Chicago.
Suas obras estão expostas em vários e notáveis museus por todo o mundo como o MOMA em Nova Iorque, o Tate em Londres, o Guggenheim em Bilbao e o Museu de Arte Contemporânea do Século XXI em Kanazawa no Japão.
Em 2007 Anish Kapoor trouxe a exposição “Ascension” ao Brasil. No Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília sua criatividade vanguardista e surpreendente trouxe mistério e encantamento ao público brasileiro.

escultura.jpg
foto: reprodução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: